9 ª A Oficina de Globalização

Professora: Danúbia/ Geografia Código da Sala: vqfnbzg                                                                 
O primeiro texto vimos em sala, se alguém não tiver terminado sugiro que termine.

Oficina de textos - Globalização

 Esta oficina tem o objetivo de proporcionar um maior entendimento da principal característica do
período atual: a globalização.
 Ao final desta atividade, o aluno deverá ter compreendido que a globalização é possibilitada pelas
tecnologias de comunicação e informação e quais são suas consequências para a sociedade.
Os textos devem ser lidos com muita atenção para que possa responder bem às questões.
Introdução: Globalização
A globalização está ligada diretamente a transmissão de informação e ao alcance cada vez maior da comunicação
em tempo real, o que consequentemente aproxima os espaços virtualmente. Quer um exemplo? As distâncias físicas
(em quilômetros) entre Japão e Brasil são praticamente as mesmas de 100 anos atrás. Porém em quanto tempo
conseguimos nos comunicar com o país asiático atualmente? Instantaneamente, ou seja, em tempo real. Isso
porque, basta ter acesso a um computador com internet e pode-se conversar via e-mail. Há cerca de um século, a
única maneira de comunicação com o Japão seria por cartas, que demorariam meses para cruzar oceanos. Desta
forma, podemos afirmar que as distâncias relativas do mundo diminuíram devido aos sistemas de informação. Para
compreender um pouco mais sobre a virtualidade do mundo atual, leia o texto abaixo:

Texto 1

Fluxos materiais e imateriais:

A globalização, além da comunicação, acelerou também os meios de transporte e o fluxo de mercadorias no mundo,
chamados de fluxos materiais (físicos). Esse aumento da circulação de mercadorias mundiais foi possibilitado pela
integração sistemas imateriais (virtuais). Os meios de transporte, o comércio e a distribuição de mercadorias
representam exemplos de fluxos materiais, pois essa gama de objetos possui materialidade e volume. Os sistemas
técnicos que dão fluidez (movimento) ao espaço geográfico não são os únicos incorporados ao território de um país
no mundo moderno. Na atualidade, o avanço das tecnologias da comunicação e da informação delineou uma gama
variadíssima de novos sistemas responsáveis por dar corpo aos denominados fluxos materiais. Para o sociólogo
Manuel Castells, esta imaterialidade manifesta-se pela enorme gama de transações por meio da telefonia e da
internet, principais responsáveis pela disseminação da comunicação e da informação. A telefonia e a internet podem
ser consideradas o verdadeiro tecido de nossas vidas, pois, atualmente, a tecnologia da informação provocou
mudanças tão significativas quanto a eletricidade o fez na era industrial.
Na verdade, ao analisar as dinâmicas desses fluxos, chegamos à conclusão de que há uma interdependência total
entre esses inúmeros sistemas: a base material de grande parte do sistema produtivo não funcionaria hoje sem os
sistemas que dão virtualidade ao espaço. Como exemplo, podemos assegurar que uma parcela considerável da
logística dos sistemas de transporte e distribuição de mercadorias está intimamente ligada à rede de conexões on-
line, o que agiliza a distribuição de bens pela internet, acelerando os mais diferentes fluxos de distribuição. Dessa
forma, é possível afirmar que os fluxos materiais e imateriais ligam-se à mesma teia, formando uma grande rede
relacional “energizada” pela internet, que disponibiliza uma enorme variedade de transações tanto econômicas
quanto culturais.
Após a leitura do texto, responda às questões abaixo:
a. O que você entendeu como fluxos imateriais? Como participam do processo de globalização?
b. Ao que o autor do texto se refere quando diz fluxo materiais?
c. Leia e interprete o seguinte trecho do texto:
“[...] a base material de grande parte do sistema produtivo não funcionaria hoje sem os sistemas que dão virtualidade
ao espaço.”
Explique, com suas palavras, o que você entendeu da afirmação acima.
d. Quando o autor do texto afirma que “A telefonia e a internet podem ser consideradas o verdadeiro tecido de
nossas vidas, pois, atualmente, a tecnologia da informação provocou mudanças tão significativas quanto a
eletricidade o fez na era industrial.”, a que tipo de mudanças ele se refere?

Agora, observe o mapa abaixo:

O encolhimento do mapa do mundo
Em sua opinião, o que permitiu a “redução “do mundo?
Para resolver o próximo exercício, leia o texto abaixo:
Em 1865, quando o presidente dos EUA, Abraham
Lincoln, foi assassinado, a notícia levou 13 dias para
chegar à Europa. Hoje em dia bastam apenas alguns
segundos para uma notícia qualquer cruzar o planeta,
seja por telefone, seja por fax ou até mesmo pelas
redes de TV.
Em sua opinião, o texto trata do mesmo tema que o mapa “o
encolhimento do mundo”? Justifique;

Texto 2
Globalização e cotidiano

A globalização só ocorreu após a criação das tecnologias de comunicação e informação passarem por grandes
avanços, como lançamento de satélites, a criação de cabos de fibra ótica, a evolução dos programas de computador
etc; a grande difusão dessas tecnologias ocorreu na década de 1960, assim podemos afirmar que a globalização tem
seu inicio nesse período histórico. Abaixo estão alguns exemplos da globalização em nossos dias:
Telejornais e jogos de futebol ao vivo
GPS de automóveis, navios, aviões
Previsão do tempo
Caixas eletrônicos
Internet e programas de chat
Após estes exemplos da globalização em sua vida, podemos dizer que, atualmente, se vive totalmente virtualmente?
Obviamente não. Porém é possível, na atualidade, cumprir diversas tarefas do cotidiano conectado apenas a um
computador com internet. Veja o exemplo abaixo:
João acorda às 8:00 horas da manhã para trabalhar. Ele pode cumprir sua jornada de trabalho em casa, pois trabalha
como criador de sites para a internet. Ao meio dia, lembra-se que precisa comprar um livro; para não sair de casa,
entra em uma loja virtual e o encomenda. Aproveita que está on-line e paga as faturas do cartão de crédito no
ambiente virtual do banco. Durante a noite, começa a planejar suas férias e busca sobre passagens, hotéis e
restaurantes numa rede social, na qual as pessoas descrevem suas viagens.
Agora responda às questões abaixo:
a. Rotinas como a de João seriam possíveis antes da evolução das tecnologias de comunicação e informação?
Justifique
b. Dê alguns exemplos do mundo virtual em seu cotidiano.

Texto 3
Globalização e economia

Com a globalização, as economias mundiais se aproximaram em maior nível. A dependência entre os países também
aumentou (exemplo disso é o nascimento dos blocos econômicos). Hoje, o mesmo capital que circula na bolsa de
valores de São Paulo, já circulou por Tóquio e circulará por Nova Iorque, num espaço de tempo menor que 24 horas.
Isso ocorre porque o tráfego de informações permite que as economias se “conversem”, o que, consequentemente
gera uma padronização das relações econômicas e um aprofundamento da interdependência das economias.
Veja a imagem abaixo:

A charge demonstra, à esquerda a rua Wall Street,
famosa por concentrar grande parte do poder financeiro
mundial. À direita, a charge cita a Bovespa, bolsa de
valores de São Paulo, a principal da América Latina.
Após a leitura do texto exposto anteriormente, comente o
que a charge demonstra.

Texto 4:
Globalização e cultura.

Texto 4: Globalização e cultura.
A globalização nos permite conhecer diversas culturas e ter contato com uma variedade imensa de pessoas, porém
também cria padrões de mundiais de comportamento cultural; Devido ao alcance mundial possibilitado pelas
tecnologias da comunicação e informação, as grandes empresas globais (corporações) ganharam mais poder e
espalham “estilos de vida” pelos cinco continentes; Estilos estes que vão desde redes de fast-food e marcas de
artigos esportivos até indústrias automobilísticas e hábitos de lazer. Associado a estes fatores, há altos investimentos
em publicidade e propaganda, que conseguem superar as culturas e locais, muitas vezes, milenares. Quer um
exemplo? Olhe os shoppings centers das grandes cidades brasileiras aos finais de semana; ficam lotados, com filas
nas redes estadunidenses de lanches rápidos ou nos cinemas, para assistir a filmes de origem estrangeira. Shopping
e fast-food não são culturalmente brasileiros, porém foram incorporados à rotina de grande parte do Brasil
Observe a charge:

O que é possível concluir com a leitura do texto e a interpretação
da imagem

Texto 5

Globalização: exclusão social e desemprego

Agora vamos discutir uma contradição; apesar do nome deste fenômeno social e tecnológico do nosso período ser
globalização, podemos afirmar que todo o mundo é globalizado? A resposta é não, ao menos não na mesma
intensidade; vamos pensar da seguinte maneira: um lugar onde há mais riqueza e tecnologia vai atrair e produzir
mais investimentos, o que consequentemente concentrará recursos em determinadas regiões mundiais, chamadas
também de centros financeiros. As áreas que mais concentram escritórios das grandes empresas, produção
tecnológica de alto nível e enormes mercados mundiais de consumo, são consideradas espaços luminosos do
mundo. Já espaços geográficos como a África Subsaariana, que dispõem de economias fracas e com baixo nível de
atração de capitais, são considerados espaços opacos perante a globalização. Consequentemente, a população dos
países do centro do capitalismo tem um acesso muito maior aos benefícios proporcionados pela globalização, tais
como internet, celulares, comunicação via satélite etc. Desemprego: Quanto ao desemprego, o processo de
globalização teve um efeito devastador tanto nos países subdesenvolvidos da América Latina, Ásia e África como as
nações industrializadas da América do Norte, da Europa e da Ásia. Na história da formação e consolidação do
sistema capitalista, os níveis de desemprego acompanharam as fases de crescimento e de retração econômica,
crescendo nos períodos de crise e reduzindo-se logo que a economia dava sinais de recuperação. A partir das
últimas décadas do século XX, porém, surgiu uma modalidade de desemprego não decorrente de crises econômicas
nem da redução dos investimentos nas atividades produtivas, mas da revolução tecnológica. É o chamado
desemprego estrutural. O desemprego estrutural resulta do avanço tecnológico, isto é, do aperfeiçoamento do
processo da capacidade produtiva das empresas pela aplicação de novas tecnologias e de novas formas de
organização do trabalho. Se por um lado essas transformações resultam no aumento de produtividade, por outro
reduzem a quantidade de trabalhadores necessários à produção, pois fazem com que muitas funções deixem de
existir. Por exemplo: o e-mail, mais ágil e prático, substitui a correspondência tradicional, provocando a extinção de
postos de trabalho nos correios.
1.Qual é o tema dos textos?
2.O que eles têm em comum? Copie trechos dos textos que provam que eles se completam.
3. Identifique, diferencie e registre as ideias referentes aos textos e às imagens.
4.Destaque as características positivas e negativas da globalização.
5.Construa um texto (aproximadamente 15-20 linhas) que comente sobre os aspectos negativos e positivos da globalização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

6 ano B - Geografia - O espaço geográfico.

7 ª A/B A Formação do Território Brasileiro/ Geografia

8 ª A/B Geografia - Influência da globalização e dos Estados Unidos da América no cenário internacional.