7 ª A/B A Formação do Território Brasileiro/ Geografia
7 ª A/B
Boa Noite, alunos (as).
Espero que estejam todos bem e se cuidando, estou encaminhando um conteúdo para leitura, alguns links de vídeos para assistir e exercícios para serem realizados no caderno.
Qualquer dúvida estou à disposição!!!
Um forte abraço com carinho.
Professora: Danúbia/Geografia
Boa Noite, alunos (as).
Espero que estejam todos bem e se cuidando, estou encaminhando um conteúdo para leitura, alguns links de vídeos para assistir e exercícios para serem realizados no caderno.
Qualquer dúvida estou à disposição!!!
Um forte abraço com carinho.
Professora: Danúbia/Geografia
PLANO DE TRABALHO – ROTEIRO DE ESTUDOS DIRECIONADOS
1º BIMESTRE 2020
PROFESSOR(A):Danúbia Coutinho de Queiroz SÉRIE / ANO: 7 º ANOS A/B
DISCIPLINA: GEOGRAFIA Nº DE AULAS SEMANAIS: 4
DATA INICIAL: 04 / 05/ 2020 DATA FINAL: 08 /05/ 2020
1. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM ALCANÇADAS AO LONGO DO PROCESSO:
(EF07GE01) Avaliar por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
(EF07GE13*) Analisar o processo de formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos.
(EF07GE14*) Identificar em registros histórico-geográficos, as formas de organização políticoadministrativa do Brasil em diferentes tempos e relacionar com a criação do Estado de São Paulo.
(EF07GE15*) Analisar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização tais como: os Complexos Regionais ou Regiões Geoeconômicas e descrever as características culturais,econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ENVOLVIDO:
Pesquisar sobre a:- Formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos;- organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacionar com a criação do Estado de São Paulo.
- Divisões regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – IBGE : Regiões Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira.
Assistir os vídeos abaixo:
A formação do território brasileiro - Parte 1
VÍDEO AULA 01: - https://www.youtube.com/watch?v=zgNADu_Nprw
A formação do território brasileiro - parte 2
VÍDEO AULA 02 - https://www.youtube.com/watch?v=asJI_39ijKM&t=28s
A formação do território brasileiro - parte 3
VÍDEO AULA 03 - https://www.youtube.com/watch?v=5uasT2pi5x0&t=75s
A formação do território brasileiro - parte 4
VÍDEO AULA 04 - https://www.youtube.com/watch?v=WDuNR-PxWkI
A formação do território brasileiro - parte 5
VÍDEO AULA 05 - https://www.youtube.com/watch?v=uSgk9pavVeg&t=350s
3. METODOLOGIA/MATERIAL DIDÁTICO:
Pesquisar sobre a:- Formação do território brasileiro e identificar as demarcações de limites e fronteiras em diferentes tempos;- organização político-administrativa do Brasil em diferentes tempos e relacionar com a criação do Estado de São Paulo.
- Divisões regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE : Regiões Geoeconômicas e descrever as características culturais, econômicas, naturais, políticas e sociais de cada região brasileira.
4. ATIVIDADES
01-) Relacione a ocupação territorial à atividade econômica:
A-) Cana-de-açúcar ( ) Amazônia, séc. XVIII
B-) Borracha e Drogas do Sertão ( ) Oeste Paulista, séc. XIX
C-) Café ( ) Nordeste, séc. XVIII
D-) Soja ( ) Centro Oeste, séc. XX
02-) Qual é a região que recebeu as primeiras ocupações brasileiras?
A-) Norte.
B-) Litorânea.
C-) Interior do país.
D-) Sul
03-) A Região do Brasil que possui a maior extensão territorial é:
A-) Norte
B-) Sul
C-) Sudeste
D-) Centro-Oeste
04-) Na tabela abaixo escolha uma região brasileira e complete com as siglas de cada estado, o nome do estado e as suas respectivas capitais:
Região: _____________________________
SIGLA ESTADO CAPITAL
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
05-) O Brasil é o maior país em extensão territorial da América do Sul, possuindo fronteiras com várias nações desse subcontinente. Marque a alternativa que corresponde aos dois países sul-americanos que não se limitam com o território brasileiro.
A) Peru e Equador
B) Argentina e Uruguai
C) Chile e Equador
D) Peru e Chile
06-)Conforme a divisão regional estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é formado por cinco macrorregiões. Cite os complexos regionais e seus respectivos estados.
Resposta:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-) Faça um relatório sobre os vídeos que estão acima como apoio o tema é: " A formação do Território Brasileiro"
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário